Neuropatias

Chamamos de neuropatias todas as doenças que afetam os nervos periféricos, estruturas que caminham da medula espinhal para todos os locais do corpo levando as informações nervosas. É através dos nervos periféricos que o comando para mexer o dedo do pé chega até lá. É também graças a eles que conseguimos sentir cada pedacinho do nosso corpo.

Existem inúmeras causas de neuropatias e várias formas de classificá-las. A causa mais comum em nosso meio é a neuropatia diabética. Outras causas comuns são deficiência vitamínica, alcoolismo, compressão por hérnia de disco, trauma e distúrbios hormonais. A síndrome de Guillain-Barré, algumas doenças reumatológicas e doenças genéticas são outras causas mais raras de neuropatia.

Os sintomas podem ser sensitivos, motores ou disautonômicos. Formigamento, perda de sensibilidade, dor ou choque são alguns sintomas sensitivos. A fraqueza muscular, atrofia e cãibras são os principais sintomas motores. Já os sintomas disautonômicos podem ser mudança de coloração da pele, excesso ou falta de suor, assim como alterações urinárias e intestinais.

Por englobar um grande número de doenças, as neuropatias merecem avaliação e investigação minuciosas. O nosso objetivo é identificar a causa, proporcionando um tratamento adequado e melhor qualidade de vida ao paciente.

Foto de Dra. Raquel Portugal

Dra. Raquel Portugal

Saiba mais

Outros Atendimentos

Deseja uma consulta? Então fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: