Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a causa de demência mais comum no Brasil e no mundo. Ela é uma doença neurodegenerativa que acomete mais frequentemente pessoas idosas, sendo a idade avançada o seu principal fator de risco.

Os primeiros sintomas da doença são os esquecimentos, inicialmente para fatos recentes e do cotidiano. Dificuldade para guardar recados, esquecer onde guardou determinado objeto e perguntar a mesma coisa repetidas vezes são alguns exemplos.

Com o tempo os sintomas vão evoluindo, surgindo a desorientação no tempo e no espaço. A pessoa não se lembra qual o mês atual, também desconhece locais e trajetos habituais. Não é incomum nesse estágio a pessoa se perder na rua ao sair sozinha.

Problemas de linguagem, como dificuldade para lembrar as palavras (afasia), também são sintomas que surgem com a evolução da doença. Outros sintomas são a dificuldade para realizar as tarefas do dia a dia, distúrbios do sono e sintomas psiquiátricos.

O Alzheimer é uma doença progressiva, ou seja, com o passar do tempo os sintomas pioram e a pessoa vai perdendo a capacidade de cuidar de si mesma. Infelizmente, ainda não existe cura para a doença, mas o tratamento pode desacelerar este processo. O acompanhamento com o neurologista é essencial para o paciente e para a família, que encontra um importante desafio no cuidado deste ente querido.

Foto de Dra. Raquel Portugal

Dra. Raquel Portugal

Saiba mais

Outros Atendimentos

Deseja uma consulta? Então fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: