Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta a nossa capacidade de movimentação. Os principais sintomas são os tremores, a rigidez, e a lentidão dos movimentos.

O tremor da doença de Parkinson ocorre geralmente em repouso e inicia em uma das mãos, posteriormente evoluindo para o outro lado. A rigidez e a lentidão (bradicinesia) são percebidas como uma dificuldade para realizar os movimentos, principalmente ao andar. Com a evolução da doença, os sintomas vão piorando progressivamente, tornando a locomoção cada vez mais difícil.

Diferente do que muitos pensam, o Parkinson não é só o tremor e a rigidez. Existem diversos sintomas não-motores que surgem no decorrer da doença. Distúrbios do sono, demência, depressão, constipação e incontinência urinária são alguns exemplos.

Ainda não há cura ou medicação que modifique a evolução da doença, porém, o tratamento é capaz de melhorar os sintomas e proporcionar uma boa qualidade de vida para o paciente. Além de medicamentos, atualmente existe a neuromodulação, ou DBS (deep brain stimulation), uma técnica semelhante a um “marca-passo cerebral” que atua diretamente na estrutura afetada pela doença.

Foto de Dra. Raquel Portugal

Dra. Raquel Portugal

Saiba mais

Outros Atendimentos

Deseja uma consulta? Então fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: