AVC
O AVC, popularmente conhecido como derrame, é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil. Existem 2 tipos de AVC: o mais comum deles é o isquêmico, que responde por cerca de 80% dos casos; já o AVC hemorrágico acontece nos 20% restantes.
O AVC isquêmico resulta da obstrução de uma artéria que leva sangue para uma região do cérebro, ocasionando a morte das células daquela região. No AVC hemorrágico ocorre ruptura de algum vaso ou aneurisma, resultando em sangramento dentro do cérebro.
Os sintomas do AVC são de início súbito! Fraqueza em metade do corpo, boca torta, dificuldade para falar, alteração da visão, tontura ou sonolência que se iniciam de repente são sinais de alerta para o diagnóstico.
Aqui tempo é cérebro! Na suspeita de AVC, deve-se procurar o hospital mais próximo imediatamente. Isso porque a região do cérebro comprometida morre mais a cada minuto que passa, e o tratamento precoce é a única chance de reverter os sintomas e reduzir as sequelas.
A trombólise endovenosa é a principal forma de tratamento do AVC isquêmico e a mais acessível. Ela consiste na infusão endovenosa de um medicamento cuja função é dissolver o coágulo que está obstruindo o fluxo de sangue. Esse tratamento só pode ser realizado até 4 horas e meia do início dos sintomas.
Outra modalidade de tratamento é a trombectomia mecânica, que pode ser realizada apenas em casos selecionados. Consiste em um procedimento semelhante a um “cateterismo”, em que é realizada a retirada do coágulo através de um cateter.
É importante lembrar que as principais causas de AVC são os grandes fatores de risco cardiovasculares: hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo. Portanto, a alimentação adequada, a atividade física regular e a cessação do tabagismo são a chave para evitar esta doença tão fatal.
Dra. Raquel Portugal
Outros Atendimentos
Deseja uma consulta? Então fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: