Miastenia Gravis

A miastenia gravis é uma doença autoimune da junção neuromuscular, ou seja, da sinapse entre o nervo periférico e o músculo. Para que movimentos voluntários aconteçam, a informação é enviada dos nervos periféricos para os músculos, resultando na contração muscular e no movimento desejado. A miastenia afeta justamente essa conexão entre o nervo e o músculo.

A doença é causada por um anticorpo que ataca um receptor importante para a passagem do impulso entre o nervo e o músculo, impedindo que essa informação seja passada. Na imensa maioria dos casos, o anticorpo responsável é o anti-receptor de acetilcolina. A consequência é a ausência de contração muscular percebida como fraqueza muscular

A fraqueza muscular após esforço repetitivo é o principal sintoma. O local mais acometido é a musculatura ocular, sendo a ptose, ou queda da pálpebra, um sintoma muito comum, podendo também ocorrer visão dupla. Geralmente, os sintomas vão aparecendo ou piorando ao longo do dia, de forma que a noite o paciente percebe mais seus sintomas.

O tratamento é realizado com medicações que aumentam a quantidade de acetilcolina na junção neuromuscular. Podendo ser necessária também a associação de medicamentos que inibem o sistema imunológico. Em uma parcela de pacientes, pode-se considerar a cirurgia de retirada do Timo, um órgão residual sem função na vida adulta que é fonte da produção dos anticorpos responsáveis pela doença.

Foto de Dra. Raquel Portugal

Dra. Raquel Portugal

Saiba mais

Outros Atendimentos

Deseja uma consulta? Então fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: