ESCLEROSE: uma palavra e várias doenças
- Dra. Raquel Portugal
ESCLEROSE: uma palavra e várias doenças
Quando escutamos alguém falar “Eu tenho esclerose e vivo bem” ou “Um conhecido meu tem esclerose e não anda mais” será que estamos falando da mesma coisa?
É preciso ter muita atenção, pois o termo “ESCLEROSE” está presente no nome de diferentes doenças.
Esclerose significa cicatrização, fibrose e inflamação crônica. É um termo muito utilizado para descrever alterações microscópicas patológicas vistas nos tecidos dos órgãos de pessoas que possuem determinadas doenças.
Como podemos ver, “ESCLEROSE” não é uma doença específica e pode ocorrer em vários processos patológicos diferentes. É por isso que muitas doenças carregam esse termo no seu nome.
Como é o caso da Esclerose Múltipla, que é uma doença neurológica autoimune; a Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença neurodegenerativa; e a Esclerose Sistêmica, uma doença autoimune sistêmica. Essas três doenças são bem diferentes entre si, cada uma delas tem características clínicas, causas, prognóstico e tratamentos completamente distintos.
Dessa forma, é muito importante saber a qual “Esclerose” estamos nos referindo para evitar possíveis confusões de informação.