Como tratar a enxaqueca?
- Dra. Raquel Portugal
Como tratar a enxaqueca?
A enxaqueca é uma das causas mais comuns de dor de cabeça no mundo e, com certeza, a principal queixa no consultório do neurologista. Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de enxaqueca!
A enxaqueca é uma cefaleia (dor de cabeça) primária. Isso quer dizer que não se conhece a causa específica, que não está relacionada a nenhuma outra doença ou alteração anatômica no cérebro. É exatamente por isso que quem tem enxaqueca tem exame de tomografia ou ressonância normais!
A dor da enxaqueca costuma ser muito intensa e incapacitante, muitos pacientes descrevem sensações de que a cabeça vai explodir. Se não tratada adequadamente, a crise pode durar até 3 dias.
O tratamento adequado da enxaqueca é o primeiro passo para se livrar dela! E não é só tomar analgésicos quando tiver dor. O tratamento começa no seu estilo de vida. Uma rotina corrida e estressante, com abuso de alimentos industrializados, deliverys e fastfood, combinado com sedentarismo é um prato cheio para a enxaqueca.
O tratamento medicamentoso pode ser necessário nos casos em que as crises ocorrem frequentemente. E nesta situação é imprescindível a avaliação e o acompanhamento com o neurologista. O simples uso frequente ou diário de analgésicos não é um tratamento! São utilizadas medicações específicas, escolhidas de forma individualizada, com o objetivo de diminuir a frequência e a intensidade das crises.
Se você sente dores de enxaqueca frequentes e tem precisado tomar cada vez mais analgésicos porque as dores não passam, procure um neurologista para te ajudar!