Bloqueio Anestésico para Cefaleia
O bloqueio anestésico é uma modalidade de tratamento para dor crônica. Esse tratamento consiste na aplicação de uma pequena quantidade de anestésico local. É uma opção de tratamento para casos de dor de cabeça refratária, que não respondem ao tratamento medicamentoso.
É um procedimento simples realizado no consultório. Primeiro, o médico realiza a palpação da região da cabeça e do pescoço em busca de pontos de gatilho, ou seja, pontos que desencadeiam a dor. Em seguida, com uma agulha pequena é injetada uma leve quantidade de anestésico em cada ponto de gatilho identificado. Na maioria das vezes são utilizados anestésicos comuns (por exemplo, lidocaína), podendo em alguns casos serem combinados com corticóides.
Por ser um procedimento local, os riscos são mínimos. Como é utilizada uma pequena quantidade de anestésico em tecido subcutâneo e muscular, a absorção para a corrente sanguínea é quase nula. Por este motivo, não é comum ocorrerem efeitos colaterais. Os efeitos adversos possíveis são locais, como vermelhidão ou diminutos hematomas.
O efeito do bloqueio é imediato. Poucos minutos após a aplicação já pode ser percebido melhora da dor. A duração do seu efeito é variável para cada paciente, podendo durar de semanas a meses, com a possibilidade de reaplicação após esse período.